20.- Cinqüentenário.

Embora a data da chegada dos pioneiros de nossa localidade se realizou no mês de abril de 1912, a festa dos cinqüenta anos de existência de nossa colônia foi marcada e organizada para a semana em que coincide a data de 25 de julho de 1962, data esta consagrada ao colono, o Dia do Colono.

Com muita antecedência se planejou e preparou um programa capaz de oferecer para todos os dias da semana algo que pudesse despertar a curiosidade dos visitantes. Construíram-se pavilhões para uma exposição de trabalhos manuais dos sócios dos Clubes dos 4 S, dos quais existiam dois clubes em Forquilhinha, e obras de artesãos, exposições de máquinas agrícolas, para que concorreram muitas

firmas, produtos agrícolas, produtos corretivos e melhoramentos do solo, de que participou com um stand todo especial a firma Souza Cruz. Porém, o que mais impressionou, foram os pavilhões onde se encontrava exposto maior número de gado bovino e suíno com ótimos exemplares de todas as melhores raças. Para o julgamento dos melhores animais e merecedores de prêmios, se deslocaram de Florianópolis e de Tubarão veterinários competentes. A recém construída sede da Cooperativa de Eletrificação Rural se aproveitou para os festejos à noite, bem como para um local onde os participantes podiam obter comida e bebidas e para as reuniões, diversões e o banquete para as autoridades convidadas.

Na penúltima noite dos festejos a Câmara Municipal transferiu o local de suas reuniões costumeiras para o salão do cinqüentenário em Forquilhinha, para aqui, em sessão solene, conferir o título honroso de cidadão criciumense aos pioneiros de Forquilhinha ainda sobreviventes nas pessoas de Gabriel Arns, Bernard Warmling e Adolfo Back. Este fato se revestiu de solenidade toda especial em que se fizeram ouvir, por parte da mesa da câmara Ernesto Bianchini Góes, convidado pelo Presidente, e por parte dos agraciados o Revmo Padre Frei Crisóstomo Arns e o professor Eurico Back.

Não menos festivo foi o banquete oferecido às autoridades presentes e as inaugurações levadas a cabo pelo Prefeito Municipal, Neri Jesuíno da Rosa, nos dias 25 e 26 do mês, o término dos festejos, já relatado. Para abrilhantar a festa do cinqüentenário aqui compareceu também a Banda de Música Cruzeiro do Sul, que, com as suas melodiosas músicas, deu à festa um brilho todo especial.