12.- Agência do Correio.

Toda a correspondência para e de Forquilhinha era inicialmente centralizada na agência de Nova Veneza. Com a emancipação do município de Criciúma, esta tornou-se a nova o sede municipal e, havendo, com a abertura da estrada para o Rio do Cedro, maior interligação entre a sede da comuna e nossa comunidade, a recepção e entrega da correspondência passou pouco a pouco toda para o centro municipal.

Durante o Estado Novo, criado com a revolução de outubro de 1930, foi criada uma agência postal em Forquilhinha. Foi nomeado o primeiro agente postal na pessoa de Leonardo Steiner, cuja nomeação trazia a assinatura do Presidente da República, Getúlio Vargas. A correspondência era conduzida por um estafeta de Criciúma, A. Campos, e não tardou a ser executado por um estafeta de Forquilhinha, a Amoldo Preis, seguindo o roteiro, cavalgando via Sangão. A agência postal aqui permaneceu até 1942, e não sabemos com quais águas foi levada para Mãe Luzia. Alegou-se o pouco movimento postal, movimento que certamente não era maior para onde foi transferida. O agente postal tinha a opção; querendo permanecer, devia dar o expediente lá na nova sede. Como, porém,

a remuneração era ínfima, incômodo o emprego, decidiu não mais continuar.

Durante o desempenho de suas funções de vereador, Adolfo Back entrou na Câmara Municipal com uma indicação, sugerindo a criação de agência postal em Forquilhinha. Logo esta indicação mereceu aprovação e, após seguir os trâmites legais, foi criada em 1955, pela segunda vez uma agência postal em Forquilhinha e nomeado para agente postal Apolinário Tiscoski. Este, no entanto, em 1966, conseguindo o posto de agente postal telegráfico em Criciúma, transferiu-se para lá e foi nomeado Vânio Ronaldo Duarte Matos para agente de Forquilhinha. Embora homem casado, o seu comportamento aqui foi péssimo e foi retirado e substituído por João Silvânio de Oliveira, que vem desempenhando seu trabalho muito a contento de todos os moradores de Forquilhinha.

Poucos anos após a criação do novo Posto de Correio, sendo instalado um telefone no mesmo recinto, passou-se a denominar Agência do Correio e Telefônica.